Posso te ajudar?

SELIC - Taxa Selic: Copom mantém juros básicos da economia em 13,75% na última reunião do ano

08 de dezembro de 2022
Contábeis

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), realizou sua última reunião de 2022 e decidiu manter, nesta quarta-feira (7), o valor da taxa Selic a 13,75% ao ano.

O comitê se reúne a cada 45 dias para reavaliar a situação da economia nacional e internacional e, conforme esperado pelos economistas, decidiu manter o valor da taxa básica de juros da economia que está vigente desde agosto deste ano.

Este foi o último encontro realizado durante o governo de Jair Bolsonaro, já que a próxima reunião acontece no dia 31 de janeiro, quando o presidente Lula já terá assumido.

A taxa Selic estava em 6,5% no início do mandato do atual presidente e, no começo de 2020, reduziu a taxa para o menor patamar da história, e chegou em 2% ao ano.

Com a pandemia e seus desdobramentos, a partir de março de 2021, o BC sentiu necessidade de elevar a taxa em todas as suas reuniões desde então, iniciando o maior e mais longo ciclo de alta da Selic desde 1999.

Dessa forma, mesmo com a manutenção da taxa nas últimas reuniões, a taxa básica de juros se encontra no maior patamar desde novembro de 2016, quando estava em 14% ao ano.

Em 2023 a autarquia deve seguir no comando de seu atual presidente, Roberto Campos Neto, que permanecerá à frente do BC pelo menos até dezembro de 2024, devido a uma lei de 2021 que estabeleceu a chamada autonomia do Banco Central, com mandato para presidente e diretores da instituição.

Inflação em 2022

A meta da inflação, que deveria ser alcançada pelo BC em 2022, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), era de 3,5%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, podendo variar então entre 2% e 5%.

Pelo segundo ano seguido, a autarquia admitiu que não seria possível alcançar o valor esperado e que o teto da inflação seria “estourado” mais uma vez.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Obrigado pela visita!

Desenvolvido por Sitecontabil 2024 | Todos os direitos reservados