Posso te ajudar?

Anatocismo: A bola de neve que afunda seu cliente em dívidas

11 de abril de 2024
Jornal do Dia

O anatocismo, também conhecido como capitalização de juros, consiste na cobrança de juros sobre juros vencidos e não pagos, que são incorporados ao capital principal da dívida. Em outras palavras, os juros se transformam em novo capital e geram novos juros, aumentando exponencialmente o valor da dívida.

 

É importante ressaltar que o anatocismo é ilegal no Brasil, salvo em algumas exceções específicas previstas em lei, como:

Impacto do Anatocismo

O anatocismo pode ter um impacto significativo no valor final da dívida, especialmente em situações de inadimplência. Como os juros são reinvestidos e geram novos juros, a dívida pode crescer de forma exponencial, tornando-se impagável.

Alguns dos principais impactos do anatocismo são:

Como se proteger do Anatocismo

Para se proteger do anatocismo, é importante tomar algumas medidas:

 

Legislação sobre Anatocismo

A principal legislação sobre anatocismo no Brasil é o Decreto-Lei n° 22.626/1933, conhecido como Lei da Usura. Essa lei proíbe a cobrança de juros sobre juros, com algumas exceções previstas em lei.

Outras leis que tratam do anatocismo são:

Jurisprudência sobre Anatocismo

A jurisprudência brasileira sobre anatocismo é pacífica no sentido de que a prática é ilegal, salvo nas exceções previstas em lei.

Considerações finais

O anatocismo é uma prática ilegal que pode ter um impacto significativo no valor da dívida. É importante estar atento aos riscos do anatocismo e tomar medidas para se proteger.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Obrigado pela visita!

Desenvolvido por Sitecontabil 2024 | Todos os direitos reservados