Seja em posições de liderança em organizações consolidadas ou como chefe em seu próprio negócio, ser um bom líder é um diferencial que pode impactar tanto o desenvolvimento de uma empresa quanto a rotina de quem trabalha nela. Foi pensando em ajudar jovens líderes ou empreendedores de primeira viagem que a psicóloga Milena Brentan está lançando o seu primeiro livro, Guia para novos líderes e para quem quer ir além.
A ideia é ajudar desde o início das carreiras dos leitores para que, no futuro, eles sejam líderes seniores mais conscientes e desenvolvidos. "É uma camada que está relativamente pouco assistida mesmo. Quando a gente está em começo de carreira, a gente não sabe onde buscar a informação. E para completar, as informações estão distribuídas por vários lugares", conta.
Sentindo falta de um material mais completo sobre liderança, Milena desenvolveu no livro uma trajetória com sete passos para se tornar um bom líder.
"É o seguinte, você está chegando agora, deixa eu te explicar o mapa para você entender onde é que você está pisando. E aí depois de entender o básico desse mapa, você entende o que vai acontecer e você aprofunda no que for mais importante para você agora", explica Milena, que tem cerca de 20 anos de experiência com Recursos Humanos (RH), e, nos últimos seis, se dedicou à sua consultoria para desenvolver lideranças.
Ao Terra, ela detalha quais são esses sete passos, descritos normalmente em perguntas para o leitor responder, que têm muito a ver com autoconhecimento.
Passo 1: Que tipo de líder eu sou?
Nesta primeira etapa, é preciso entender quem você é. "É você se perguntar: 'Eu conheço os meus pontos fortes? Eu sei usar eles da melhor forma? Eu entendo qual é o meu perfil mais natural pra gerenciar, mas eu entendo que às vezes eu preciso lançar a mão de outros?' Esse passo fala sobre isso, de se entender nessa posição, na sua personalidade, e como você consegue se adaptar", resume Milena.
Passo 2: O que me move?
Esta segunda etapa também está relacionada ao autoconhecimento. Agora, o foco é entender o que te motiva enquanto líder. "O que eu quero? Eu estou nesse lugar que eu estou trabalhando, por quê?", questiona a psicóloga. Ela considera que líderes frustrados, que não sabem o que lhes move, podem impactar a atuação de toda a equipe.
Passo 3: Onde estou, demanda o quê?
Esta fase refere-se a entender o ambiente em que você está para saber como se adaptar a ele. Somando este passo aos outros dois, Milena considera que o leitor já está preparado para ser um gestor de time.
Passo 4: Sou gestor, e agora?
A partir deste passo, o foco deixa de ser no conhecimento sobre si mesmo e passa para ser sobre o que é necessário para administrar uma equipe. "Você precisa saber recrutar, você precisa saber desenvolver, você precisa saber processos básicos de entendimento e contratação de gente", afirma a psicóloga.
Passo 5: Quem está comigo?
Ainda nessa questão de contratação de pessoas ou escolha de parcerias, este passo fala sobre conhecer as pessoas para além de seus currículos. "No sentido de, quais são os pontos fortes? O que que motiva essa pessoa? O que que essa pessoa traz pro ambiente? O que que ela gostaria de desenvolver?", explica Milena.
Passo 6: Como levar quem está comigo?
O penúltimo passo dessa trajetória fala sobre mobilizar pessoas. "O papel de uma liderança é mobilização. Muitas vezes é menos técnico, é mais de como eu levo as pessoas", define a psicóloga.
Passo 7: Meu jeito único de liderar
Passando por todos os passos anteriores, o leitor estará preparado para entender qual é a sua forma de liderança. Milena acredita que, mesmo com um passo a passo, cada um vai descobrir que tem o seu estilo próprio, que ela chama de "tempero".
Voltar para a listagem de notíciasDesenvolvido por Sitecontabil 2025 | Todos os direitos reservados