Posso te ajudar?

TRABALHISTA - Corpus Christi é feriado nacional ou ponto facultativo? Quem pode folgar? Entenda

02 de junho de 2023
Contábeis

O mês de junho tem uma das datas mais aguardadas pelos trabalhadores, o feriado de Corpus Christi, celebrado no dia 8 de junho, próxima quinta-feira. Isso porque pode ser uma oportunidade para os trabalhadores emendarem a folga e descansarem até a segunda-feira seguinte.

Apesar de muito difundida, a data não é feriado nacional. Ou seja, não são todos os trabalhadores que irão folgar na ocasião.

Assim como acontece com o Carnaval, a data, embora chamada de feriado, é considerada ponto facultativo na maior parte do país. Dessa forma, os empregadores podem decidir se concedem ou não a folga na data.

Em alguns municípios brasileiros a data está inserida na lista de feriados locais, assim o trabalhador tem o direito ao dia de descanso garantido por lei.

Entre as capitais, o Corpus Christi é oficialmente feriado em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). Ou seja, nessas cidades, a folga está garantida e é regra que não haja trabalho.

Por isso vale conferir qual a regra da sua cidade e se é considerado feriado onde mora ou não.

Para já se organizar nos próximos feriados, confira quais datas são feriados nacionais e quais são pontos facultativos. Para a felicidade dos trabalhadores, praticamente só existem feriados nacionais até o final do ano.

Quais datas são feriados nacionais em 2023

Pontos facultativos em 2023

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Obrigado pela visita!

Desenvolvido por Sitecontabil 2024 | Todos os direitos reservados